• Meir Fortuna

Tipos de encadernação



Encadernação é a técnica que une páginas de livros, apostilas, revistas, catálogos etc... e reveste com uma capa para facilitar o manuseio.

Após a impressão de projetos editoriais, a encadernação além de facilitar o manuseio torna o material mais atrativo aos consumidores.


Para que você garanta uma encadernação adequada para seu material é preciso compreender um pouco sobre a anatomia de um livro. Vamos lá?


1. Lombada – Pode ser colada, costurada ou grampeada. Tem como objetivo manter as folhas unidas de forma ordenada;

2. Miolo – conjunto dos cadernos que formam o corpo do livro;

3. Seixa - Capa de reforço para proteger as pontas das folhas de se torcerem;

4. Coifa – Fica entre a lombada e o miolo;

5. Folha de guarda – Folha entre a capa e o corpo do livro;

6. Contraguarda - Folha que cobre a segunda capa em alguns casos ela pode ser a folha de guarda;

7. Cabeceado - Fica na extremidade da coifa e serve para proteger o miolo.


De posse desse novo conhecimento sobre o material encadernado, vamos falar um pouco sobre os tipos de encadernação para que você possa decidir qual deles pode te ajudar a finalizar com requinte seu projeto.


Tipos de encadernação


Primeiro é importante pensar na finalidade e qualidade de acabamento que você precisa. Existem diversas possibilidades no mercado que são indicadas para diversos fins de produções editoriais. Vamos conhecer alguns tipos de encadernação para te ajudar a decidir qual deles se encaixa melhor às suas necessidades.


• Espiral – é uma técnica mais econômica. Suporta até 400 folhas de gramatura fina. É muito utilizada para apostilas e materiais didáticos. O processo é simples, rápido e barato. Depois de ser perfurada toda a extremidade da apostila é inserido nos furos um espiral que une a folhas.



• Grampo ou canoa – Não é indicado para papeis de alta gramatura ou de grandes volumes. A técnica consiste em grampear a capa junto ao miolo. Muito usado para revistas e livretos por exemplo.




• Brochura – Muito utilizada em livros. O miolo é colado na capa através de aplicação de cola na lombada. Nesse caso é importante dar uma atenção especial a lombada que ficará em evidência com o empilhamento dos livros. Nela podem conter informações importantes como o título, editora, autor da obra.




• Wire-o ou duplo anel – É uma evolução da espiral. É realizada com arames metálicos duplos e introduzidas em furos quadrados. Permite o uso de papéis de diferentes gramaturas e o uso de capa flexível ou dura. Imprime maior resistência, além de valorizar o material. Muito usada em agendas, calendários, cadernos, portfólios.




• Lombada quadrada – É usada para impressos que exigem acabamento mais nobres como livros didáticos e dicionários. Nessa encadernação o miolo pode ser colado de diversas maneiras com colas ou costuras, esse sistema garante muita resistência e facilidade no manuseio e comporta até obras de grandes volumes.



Agora você já entende um pouco mais sobre encadernação de material gráfico. Que tal fazer uma visita a Palamin e ver de perto o efeito que todas essas técnicas podem causar nos seus impressos e nos seus clientes?


A Palamin é uma empresa líder no mercado de impressão de alta qualidade. Traga seu projeto e nós te ajudamos a concretiza-lo.



Beijos e até a próxima!


Redatora: Meir Fortuna

PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL

Rua Araujo Leite, 27-72

(14) 3202-9962 | 3202-9963

palamincopy@gmail.com


Fonte:

https://bit.ly/2SEyKYh




384 visualizações