• Meir Fortuna

Tipos de dobra para o seu folder.



Antes de decidir qual tipo de dobra fazer no seu folder entenda um pouco melhor como é e para que serve cada uma. Para isso tenha em mente primeiro a finalidade do seu impresso, ou seja, qual o fim e que tipo de público você quer atingir. E principalmente qual o resultado que a sua empresa espera alcançar.

Conheça agora os principais tipos de dobras existentes no mercado e a melhor utilização para cada uma:



Dobra simples- Também conhecido como dobra central ou dobra ao meio. É como o nome mesmo diz, é uma dobra simples feita no meio do cartão que resulta em dois lados iguais. Ideal para cardápios ou convites.



Dobra tipo Sanfona- Também chamada zigue-zague. Permite disponibilizar mais informações em um mesmo espaço do papel que é dobrado paralelamente duas ou mais vezes. Ideal para eventos, programações de espetáculos por exemplo, promoções e folders para o público em geral.



Dobra tipo Carteira – As informações serão exibidas gradualmente ao leitor, sendo aberta duas vezes para o lado externo. A primeira abertura, já dá acesso ao conteúdo ao passo que a segunda abertura dá acesso ao verso do conteúdo. Sendo assim, as informações são apresentadas de forma gradual, trazendo um pouquinho de mistério o que pode aguçar a curiosidade e o interesse do leitor. Pode-se apresentar em um conjunto de folhas individuais ou em uma tira única e continua. Ideal para eventos internos e divulgação de produtos, marcas e serviços.



Dobra em Cruz- Essa dobra é ideal quando há a necessidade de dobras tanto na horizontal quanto na vertical. Quando o papel é totalmente aberto nota-se o desenho de uma cruz. Ideal para folhetos, panfletos ou cartilhas com mais informações.



Dobra em Cruz Sanfona – Como o próprio nome já deixa claro. É a junção dos dois tipos de dobras citados acima. Também conhecida como dobra francesa. Ideal para a produção de cadernos da área editorial.



Dobra em Cruz Carteira – Se o seu objetivo é disponibilizar várias faces com informações essa é a escolha perfeita. É a junção das duas dobras citadas anteriormente. Ideal para conteúdos mais extensos.



Dobra tipo Janela- Uma folha dobrada de forma simétrica que ao abrir revela um painel maior. Ideal para apresentações formais dando maior ênfase ao produto e serviço. Também em revistas que desejam mostrar um conteúdo em espaço maior.



Não se esqueça da margem de segurança – Isso porque todo material com dobras ou outros acabamentos devem ser sinalizados, pois, a máquina ao fazer a dobra pode apresentar uma variação de 2 a 3 mm lateralmente. Então tenha pelo menos 5 mm de margem para evitar que elementos importantes como o texto por exemplo seja cortado.

Não se esqueça de considerar o vinco que reforça a dobra em papéis de gramatura mais altas por trazer maior resistência.

O ideal mesmo é correr até a Palamin. Assim você recebe o suporte completo para deixar seus impressos impecáveis e certeiros.

Não se esqueça. Na hora de fazer seus impressos conte conosco!



PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL Rua Araujo Leite, 27-72 (14) 3202-9962 | 3202-9963 palamincopy@gmail.com

Um abraço e até a próxima. Redatora: Meir Fortuna




Fonte:

https://bit.ly/2Fse8OB https://bit.ly/2Fsyg35





110 visualizações