top of page
  • Foto do escritorMeir Fortuna

Qualidade de imagem para impressão.



Você enviou um projeto de impressão para sua gráfica. Porém não se atentou que a imagem pode estar perfeita na sua telinha e mesmo assim não servir para ser impressa em seus cartazes promocionais. E o tempo não é seu parceiro. A Palamin sabendo que pode acontecer esses imprevistos traz algumas dicas super legais para você evitar esse pequeno, mas, que pode ser imenso contratempo.


Antes de enviar imagens para impressão é importante observar alguns pontos:


-Existe um padrão para a medida de imagens impressas, é o chamado DPIs (dots per inch, ou seja, ponto por polegadas). Essa medida nos diz quantos pontos de cor existem em cada polegada do arquivo. Quanto mais pontos mais qualidade. O padrão usado para uma impressão de alta qualidade normalmente é de 300 DPIs acima.

-Conhecer a definição em que será impressa a imagem é de suma importância pois dela depende a qualidade. Quanto maior a imagem mais DPIs ela deve ter.

-Geralmente os softwares de imagens nos dão a resolução correta e nos permite ajustar o DPI.

-Para garantir um resultado perfeito esteja atento ao tipo de papel, o tipo de impressão e a experiência da gráfica.



Confira as resoluções mais usadas no mercado:

150 DPI – indicada para documentos de texto. Muito utilizada em jornais. Não é recomendada para imagens.

300 DPI – Imagem fiel ao que vemos no monitor. Bastante usado em imagens e textos. Porém se precisar de material de publicidade é melhor usar resolução ainda maior.

600 DPI – Para impressões com boa nitidez e cores fortes e de alta qualidade.

1200 DPI – Muito utilizada por profissionais do setor gráfico pois imprime maior realismo de cores.

Acima de 1200 DPI – Indicada para fotógrafos profissionais pois consegue-se um alto realismo nas definições e nitidez.


Porém não confunda resolução com tamanho da imagem.

Toda imagem impressa ou vista em tela é composta por pontos extremamente pequenos chamados pixels que é a unidade de medida padrão para imagens digitais e imagens bitmap. A definição ou resolução varia dentre as situação e nomenclaturas:

Pixels por polegada (PPI: Pixels Per Inch- em monitores e telas)

Pontos por polegada (DPI: Dots Per Inch – em impressão)


Maior ou menor DPI/PPI significa ter mais ou menos dots/pixels em um quadrado de 1 x 1 polegada (2,54cm x 2,54cm). Esse é o grande segredo das altas tecnologias. Eles conseguem diminuir os dots/pixels a tal ponto que cabe uma quantidade imensa em um pequeno espaço, deixando a imagem cada vez mais definida. Ou seja, quanto mais pontos em uma imagem melhor a qualidade da imagem.


É como se vc fosse pintar uma imagem usando a pontinha do lápis, quanto mais pontos você fizer mais a imagem ficará legível. Podemos ter imagens com grandes dimensões e poucos pontos ou vice-versa.

A resolução é determinada pelo tamanho da imagem (altura e largura) mais a quantidade de pixels (pontos) para monitores ou (dots) para impressão inseridos nela. Quanto mais pontos melhor a resolução.


A Palamin está sempre preocupada em garantir impressos de alta qualidade, sem contar a vasta experiência aliada a instalações e maquinários de ponta que ela disponibiliza para seus clientes.

Então, se você precisa de impressão vá hoje mesmo conhecer nossas instalações e nossos profissionais que estão a sua disposição para te ajudar a efetivar seus projetos e deixar a papelaria da sua empresa em forma.


Um beijo e até a próxima.


Redatora: Meir Fortuna



Venha nos conhecer de perto.

PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL

Rua Araujo Leite, 27-72

(14) 3202-9962 | 3202-9963

palamincopy@gmail.com


Fonte:

http://bit.ly/2HVSpPd

http://bit.ly/2WknnJR

http://bit.ly/2WX2TUD

http://bit.ly/2HJttdy



395 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page