top of page
  • Foto do escritorMeir Fortuna

Qual o tipo de papel ideal para seu impresso?



Quando se faz uma impressão o papel é um dos componentes mais importantes a se pensar. A má escolha do papel pode deitar abaixo todo o seu trabalho. Existem no mercado inúmeros tipos e qualidades de papel. Vamos falar um pouco sobre os mais utilizados, para que você possa escolher o que melhor atenda às suas necessidades.


O papel é classificado de acordo com o peso, a textura e a cor, assim é possível escolher o que se adequa a cada tipo de impressão:


• Quanto maior a gramatura (peso do papel) mais espessa a folha, o peso pode variar de 50 a 350 gramas;

• A cor mais utilizada para impressão com certeza é o branco pois as cores influenciam diretamente na composição das cores que serão utilizadas na arte;

• O aspecto do papel é definido pela textura que pode ser liso, telado, etc. Lembre-se, quanto mais liso o papel, mais viva a impressão.





Existe no mercado uma variedade muito grande de papéis para impressão. Vamos listar abaixo os mais usados:


Couché: Muito utilizado para cartões de visita, folders, flyers, cartazes, entre outros. Podemos encontra-lo liso ou fosco, em gramaturas de 90 a 300 gramas. É um papel bem resistente, revestido por uma mistura de materiais e polimento que conferem a ele qualidade, peso, brilho e redução na absorção de tinta. É ótimo para impressão.


Off-set: Fabricado com características próprias para impressão. Ideal para papel timbrado, miolo de livros, folhetos, receituários entre outros. É resistente, com superfície uniforme, branco, encorpado, fosco e de baixo custo. A gramatura varia de 56 a 240 gramas.


Duplex: Geralmente utilizado para fabricação de caixas, sacolas, embalagens entre outros. É um tipo de papel resistente composto por duas camadas, pode ser liso ou enrugado. Suas fibras de celulose podem ser virgens ou recicladas. É o nosso conhecido papelão. Sua gramatura vai de 250 a 350 gramas.


Supremo: Muito utilizado para calendários, cartões de visita, imãs, marcadores de páginas entre outros. O papel supremo é mais resistente que o couché e tem menor brilho. Um dos lados liso e o outro é poroso. É muito procurado para impressões em alta qualidade. Sua gramatura vai de 250 a 350 gramas.


Reciclato: É utilizado para cartões de visita, folders, flyers, papel timbrado, cartazes e outros. Papel reciclato e papel reciclado são diferentes no sentido de que o reciclado é feito de restos de papel descartado, isso torna a fibra mais rústica e consistente. Já o papel reciclato leva 25% de papel adquirido na coleta do lixo da cidade e os outros 75% de restos de papel da indústria, isso faz com que a qualidade do papel seja mais próxima a do offset comum. Sua gramatura vai de 90 a 240 gramas.


A Palamin conta com profissionais que poderão te ajudar a escolher o papel ideal e fazer a impressão perfeita para a necessidade da sua empresa e da sua vida no dia-a-dia. Venha nos fazer uma visita e conhecer nossa infraestrutura totalmente preparada para te oferecer o que há de melhor.


Um abraço e até a próxima.


Redatora: Meir Fortuna


PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL

Rua Araujo Leite, 27-72

(14) 3202-9962 | 3202-9963

palamincopy@gmail.com


Fonte:

https://bit.ly/2nHv3TL



106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page