Antes de saber qual a gramatura ideal para os seus impressos, é preciso saber o que é gramatura.
De acordo com o dicionário Michaelis – gramatura é o peso em gramas de um determinado papel, relativo a uma folha de 1 m², que serve como termo de comparação com outros tipos de papel, gramagem.
A gramatura determina a densidade do papel. É expressa em gramas por centímetro cúbico. Em um conceito simples podemos dizer que quanto mais pesado o papel maior a gramatura.
Saber a gramatura ideal faz toda a diferença na qualidade final do seu trabalho e também no fechamento do seu orçamento.
Selecionamos algumas gramaturas e as relacionamos com exemplos de papéis que vão te ajudar a identificar e selecionar o mais apropriado ao seu impresso:
📌35g a 55g: Papéis muito finos, pois são de menor gramatura. Ideais para jornais por exemplo.
📌90g a 115g: Utilizado em papel timbrado e envelopes, são os papéis que utilizamos em casa e ou no escritório. Algumas marcas também trabalham com 75g.
📌115g a 120g: Gramatura usada por exemplo em flyers e cartazes de baixo custo.
📌150g a 170g: Muito utilizado em folders, flyers e cartazes de maior resistência.
📌250g a 300g: Gramatura ideal para cartões, pois é pesado e espesso. Cartões de visita, cartões postais, convites de casamentos e etc.
Atenção ao acabamento pois esse é um detalhe que faz toda diferença.
Se for usar laminação fosca por exemplo, não precisa de um papel muito grosso pois a própria laminação garante maior resistência.
Vamos chamar a atenção para um detalhe muito importante. Não confunda gramatura com espessura. Gramatura tem haver com a massa que é determinada em uma área expressa em m². A espessura é a distancia entre as duas faces, ela depende da compactação das fibras da folha.
Se ainda ficou com dúvidas sobre qual a melhor gramatura usar nos seus impressos. Contate a Palamin.
A Palamin prima pela alta qualidade dos seus impressos.
Um abraço e até a próxima
Redatora: Meir Fortuna
PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL
Rua Araújo Leite, 27-72
(14) 3202-9962 | 3202-9963
palamincopy@gmail.com
Fonte:
https://bit.ly/2FmDek3
Comments