• Meir Fortuna

Programa de fidelidade:Transforme seus clientes em fãs!



Uma ótima maneira de manter seus clientes é por meio de um programa de fidelidade. É simples e barato de implantar e pode te trazer lucros garantidos.


O Programa de Fidelidade, é um conjunto de estratégias que apresentam vantagens para seus clientes eventuais ou frequentes. Pois a fidelização do seu cliente vai além de um bom produto ou ótimo atendimento. O cartão de fidelidade ,os brindes ou descontos são uma ótima maneira de manter o cliente fiel a sua empresa.


Philip Kolther, considerado o guru do marketing diz que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Então que tal fidelizar os clientes que você já tem? Não deixe a fidelização de lado, caso contrário terá sempre que investir para conquistar novos clientes, pois nem todos eles vão se tornar compradores fiéis.


Existem muitos programas de fidelidade hoje em dia, mas, você deve escolher o que mais se adequar as necessidades dos seus consumidores. Dentre eles três são mais utilizados:


*Coalizão – quando o plano é feito com a parceria de várias empresas, com esse tipo programa, o consumidor pode acumular moedas alternativas e trocar por descontos, viagens, produtos ou outras recompensas oferecidas.


*Cashback – veio substituir o programa de pontos. Toda vez que o cliente faz uma compra em vez de ponto o cliente recebe uma porcentagem do dinheiro de volta.


*Programas personalizados – aqui você não fica preso a regras, pode ajusta-lo da maneira que preferir, visando sempre o melhor para seu relacionamento com o consumidor.




A Palamin quer ajudar você a vender mais para os mesmos consumidores. Para isso vamos dar algumas dicas para você montar um programa de fidelidade que vá ao encontro dos anseios da sua empresa e dos seus clientes:


1ª Dica - Entenda porque o seu cliente não retorna ou vem com pouca frequência.


Pode ser que eles estão comprando na concorrência, estão com a renda comprometida ou simplesmente esqueceram que sua empresa existe. É preciso entender o porquê. Um questionário pode te ajudar a entender o motivo principal.


2ª Dica - Dê ao cliente a oportunidade de escolher o que ganhar.


O cliente sabe melhor que o empreendedor quais os prêmios e descontos que mais vão lhe chamar a atenção. De acordo com a pesquisa de LoyaltyOne e da Epsilon, quase 40% dos brasileiros esperam que os prêmios dos programas de fidelidade sejam produtos e serviços que lhe proporcionem emoções de peso. Como a realização de um sonho.


3ª Dica - Entenda as necessidades dos seus clientes.


Prêmios especiais que realizam sonhos podem estar dentro do seu próprio negócio. Afinal, a necessidade de um não é a mesma do outro. Vale a pena entender sua clientela, seus gostos, anseios e desejos.


4ª Dica - Decida as regras do seu programa de fidelidade.


É preciso decidir quais a condições para participar do programa, se o programa vai receber um nome, o que pode ser oferecido, se ele vai ganhar descontos, prêmios ou outro tipo de vantagem; quantas compras são necessárias para ganhar e o melhor, se vai haver um cartão e como ele será.


5ª Dica - Faça um cartão de fidelidade.


O cartão de fidelidade te dará suporte físico nas bonificações, descontos, prêmios, pontos que podem ser trocados por bens etc... Quando você oferece o cartão ao seu cliente ele se sente mais seguro e entusiasmado em voltar. Quer fazer um cartão de fidelidade agora mesmo para sua empresa? Ligue para a Palamin te daremos todo o suporte, desde a criação até a impressão.


6ª Dica - Depois que o programa for lançado é hora de avaliar se está funcionando.


É preciso acompanhar se tudo está dando certo. Deve-se fazer pesquisas com os consumidores e estudar as informações que eles deixam quando compram. O programa deve agradar ao cliente.


Não esqueça que ao efetivar seu programa você deve dar ao seu cliente um cartão de fidelidade. Para isso a Palamin tem toda a estrutura para te ajudar a elaborar e imprimir o cartão que mais vai se adequar aos anseios dos seus clientes.


Um abraço e até a próxima.

Redatora: Meir Fortuna



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Fonte:

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