top of page
  • Foto do escritorMeir Fortuna

Para que serve cada formato de papel?




Afinal se o papel não tivesse um formato definido como poderíamos fazer nossos projetos e enviar para a gráfica? Seria uma confusão sem fim, não é mesmo?


Desde a invenção do papel pelos chineses o seu uso vem sendo aperfeiçoado, criando métodos para classificar e tipificar auxiliando o homem na melhor forma de usar esse produto fantástico.


Os sistemas reconhecidos dos tamanhos de papéis foram baseados oficialmente por convenções. Hoje existem dois principais sistemas em vigor: ISO 216 sistema internacional adotado na maioria dos países. Letter formato adotado pelos EUA e Canadá.


O papel pode ser classificado não só pelo seu tamanho. Ele pode ser classificado pela cor, pela gramatura, textura entre outros. Hoje especificamente vamos nos concentrar nos tamanhos. Especialmente na SÉRIE A do padrão ISO 216 que são os mais usados pelos brasileiros e pelas empresas que trabalham com processos de impressão Offset.


Veja no gráfico os tamanhos de papel das série A em milímetros:





Vamos observar o gráfico onde fizemos a comparação dos tamanhos de papéis da série A que são os mais comuns usados no Brasil:




De todos sem dúvida nenhuma o mais conhecido pelos brasileiros é o tamanho A4. Mas o tamanho base para a criação do A4 é o tamanho A3. Note que todos os outros tamanhos são feitos a partir da dobra exata ao meio do tamanho anterior. Mantendo a mesma proporção entre diferentes tamanhos, facilitando a ampliação e redução de um tamanho para o outro. Por exemplo, na confecção de folhetos e brochuras com duas páginas em cada folha, basta dobrar o tamanho A3 ao meio e temos brochuras A4 e assim por diante.


Entender e saber especificar o tamanho e o formato do papel que você quer para o seu projeto gráfico impresso, faz toda a diferença para a gráfica executar exatamente o que você deseja.


Vamos especificar os três tamanhos mais comumente usados no nosso país, quem sabe isso pode te ajudar na melhor escolha:


A4 – Formato mais utilizado no dia a dia da população em geral e mesmo dentro das gráficas. Mede (297x210mm) e é o tamanho padrão das impressoras caseiras. Além disso, é ideal para confeccionar cartazes, revistas, catálogos etc. Enfim, papel para impressão de material de uso frequente.


A5 – Com medidas (210x148mm) que equivalem a dobra ao meio do tamanho A4, esse é um formato muito utilizado para produtos com dimensões menores, como por exemplo: panfletos, timbrados, convites, etc.


A6 – Pequeno, porém visível, com medidas (148x105mm) esse formato é bastante usado para crachás. Sem ocupar muito espaço ele transmite informações rápidas e necessárias. Esse formato é excelente para blocos de nota e pequenos panfletos.


Qual formato de papel você mais utiliza? Para esses tamanhos específicos que falamos você tem alguma sugestão a mais de uso? Deixe sua impressão nos comentários.



Não se esqueça de que a Palamin é RÁPIDA E DIGITAL.

Não fique na dúvida, entre em contato conosco e conte com assessoria completa e de alta qualidade para seus impressos.


PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL

Rua Araujo Leite, 27-72

(14) 3202-9962 | 3202-9963

palamincopy@gmail.com


Até a próxima


Redatora: Meir Fortuna


Fonte:

https://bit.ly/2r9Q8b6

https://bit.ly/2qfYxu8

1.177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page