top of page
  • Foto do escritorMeir Fortuna

Papel brilho ou fosco, qual utilizar?



Você tem dúvidas ao escolher o tipo de papel para impressão dos seus projetos?

Calma... A Palamin super rápida e digital preparou informações preciosas para te ajudar a tomar a melhor decisão e garantir uma apresentação impecável dos seus impressos.


A primeira questão a se levantar é: - Qual a sua finalidade para essa impressão?


Se quiser destacar cores da imagem, o melhor é usar um papel brilhante. Porém se for para destacar os detalhes opte por um papel fosco que contornará melhor os tons nas transições da imagem impressa.


Uma outra questão a se levar em consideração é: - Para que ambiente essa impressão está sendo feita?


Se for para ser exposta em ambiente sob foco de luz, prefira papéis foscos, para evitar reflexos. Se for para ambientes internos com pouca intensidade de luz pode-se usar o papel brilhante para ressaltar os elementos desejados.


Se você é uma pessoa exigente e busca alta qualidade em suas impressões, sabe que hoje o mercado oferece uma gama maravilhosa de papéis e acabamentos que podem te encantar e deixar seus impressos ainda mais bonitos. Vamos ver um exemplo do mesmo tipo de papel, na versão fosca e na versão brilhante. Assim você terá uma maior percepção de qual tipo de papel usar e para que finalidade poderá usá-lo.



Por exemplo o papel couché. A técnica usada nos papéis couché utiliza um revestimento que deixa o papel mais liso e uniforme para receber a tinta, apresentando um melhor comportamento de cores, você pode encontra-lo nas duas versões:


Couché fosco – Absorve mais luz, dando um ar de sofisticação pois a cor fica mais pura. É usado em folder, cartaz, flyer (115 g/m²; 150 g/m²) e cartão (250 g/m²; 300 g/m²).


Couché brilhante – Reflete mais luz, o que pode atrapalhar a leitura dependendo do material gráfico e da gramatura. Porém dá um ótimo destaque às imagens e cores pois é revestido com alta lisura e brilho. É indicado para interior (miolo) de catálogos (115, 150, 170 g/m²), capas de catálogos (230 g/ m²), flyer e cartão de visita (230, 250, 300 g/m²).


Sendo assim fica mais fácil decidir que tipo de papel escolher para seu impresso. Para não ter erro, antes mesmo de começar a fazer a arte para o seu material vá até a Palamin e fale com um de nossos especialistas, estamos prontos para te ajudar a ter o melhor resultado no seu impresso.


Um abraço e até a próxima impressão!


Redatora: Meir Fortuna


PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL

Rua Araujo Leite, 27-72

(14) 3202-9962 | 3202-9963

palamincopy@gmail.com


Fonte:

https://bit.ly/2S7Ckxy

https://bit.ly/2WCCVGg

https://bit.ly/2WCRObx





8.247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page