top of page
  • Foto do escritorMeir Fortuna

O que é Pantone?





Você já enviou um impresso para a gráfica e as cores não saíram exatamente como você as vê na sua telinha. A Pantone veio para evitar que esses ditos erros de impressão não ocorram mais.


Vou te falar sobre Pantone. Leia com atenção e garanta cores exatamente como você planejou.


Existem formas variadas de gerar cores e uma delas é a mistura de tintas. Na pré-escola aprendemos o conceito de cores primárias onde se mistura o azul, vermelho e amarelo para se conseguir cores secundárias e terciárias. Porém o conceito de cores primárias muda de acordo com o meio em que a cor vai ser exibida.


As impressoras na maioria das vezes não falam a mesma língua dos monitores, em se tratando de quantidade suficiente de tonalidade para gerar a cor específica apresentada na telinha.


Para que essas discrepâncias deixassem de acontecer a Pantone desenvolveu um sistema de organização de cores, conhecido como Pantone Matching System ou PMS (Escala de Cores Pantone) que é o mais usado no mercado hoje para gerar cores, atualmente pode criar tons e efeitos metálicos e fluorescentes, inclusive várias tonalidades do CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto).


Pantone – Empresa mundialmente conhecida por seu sistema de cores. Sediada em Carlstandt, estado de Nova Jérsei, EUA. Investe meses de pesquisa para escolher a cor do ano que influencia moda, arte e é amplamente utilizada por profissionais como arquitetos e designers. Criando tendência, ela possui hoje mais de 10.000 padrões de cores que são aplicadas diariamente em diversos materiais impressos.




A ideia do sistema Pantone é escolher as cores desejadas dos guias (que são atualizados anualmente) e então utilizar o código para especificar de que forma é que se vai imprimir.


Cada área gráfica possui um guia de cores específico. Os mais usados são os de cores sólidas (C) COATED para papéis revestidos como o couché, e o (U) UNCOATED para papéis não revestidos como o offset. Também são muito usados os catálogos com as paletas PASTEL, NEON e METALLICS.


A impressão em Pantone acaba saindo mais cara por se tratar de tintas específicas, então o ideal é verificar se o seu projeto realmente necessita desse tipo de impressão. Na Palamin você encontra uma equipe preparada para te orientar e buscar sempre o melhor custo benefício para seu impresso.



Um beijo e até a próxima.


Redatora: Meir Fortuna



Venha nos conhecer de perto.

PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL

Rua Araujo Leite, 27-72

(14) 3202-9962 | 3202-9963

palamincopy@gmail.com




Fonte:

http://bit.ly/2HKHcC9

http://bit.ly/2WcAPQM

http://bit.ly/2YSY7Ij

http://bit.ly/2Xl7znD



87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page