top of page
  • Foto do escritorMeir Fortuna

Fechamento de arquivo.


✔ Tudo pronto. ✔ Tudo certo. ✔ O cliente já aprovou a peça gráfica, é só fechar o arquivo e enviar para a impressão.


⚠ Cuidado! Pois, se você deixou passar um simples detalhe isso poderá comprometer o resultado final na hora da impressão. Para que isso não aconteça a sua GRÁFICA PALAMIN fez um infográfico mostrando o passo a passo de como fechar o seu arquivo para impressão:



🔷 01. Cheque o tamanho da sua arte. É de suma importância verificar o tamanho do artboard, pois se não for exatamente no tamanho em que a arte for impressa você corre um grande risco de perder qualidade.


🔷 02. Verifique se o seu arquivo está em CMYK. Para evitar grandes variações de cores no seu material final é importante que o arquivo esteja em CMYK. Esse sistema é baseado em pigmentos e por isso é usado no momento da impressão em papel, tecidos e outros materiais.


🔷 03. Converta todos os textos em curvas. Converter os seus textos em curvas garantirá que ele fique correto mesmo que a gráfica não possua a tipografia que você utilizou.


🔷 04. Dê uma atenção especial a qualidade das imagens. Não se esqueça de conferir a resolução das mesmas, é aconselhado utilizar imagens com pelo menos 300dpi.


🔷 05. Utilize marcas de corte e sangria. Para evitar que haja erro no corte da arte certifique-se de ter colocado as marcas de corte nos locais corretos. Não se esqueça também de deixar um espaço para sangra, ou seja, um espaço a mais de segurança.


🔷 06. Atente-se ao alinhamento. Use as marcas de registro no seu arquivo para que nada fique desalinhado, principalmente se for usar uma quinta matriz.


🔷 07. Tenha seus arquivos salvos em PDF. Por fim salve seu arquivo em PDF, o mais recomendado é o PDF/X-1a pois permite que o tamanho do arquivo final seja reduzido sem que isso gere perda de qualidade.


🔷 08. Depois de tudo finalizado. Abra o arquivo e verifique se está salvo da forma correta, como medida de segurança envie para a gráfica uma pasta com as imagens e as fontes utilizadas, além é claro de um e-mail informando todos os detalhes, como tipo de papel a ser impresso, formato, quantidade e etc.


Se você seguiu todos os passos. É só enviar-nos o seu arquivo e esperar um resultado perfeito com clientes super satisfeitos.


Um abraço e bom trabalho!

Redatora: Meir Fortuna


Venha conhecer a Palamin de perto:

PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL Rua Araujo Leite, 27-72 (14) 3202-9962 | 3202-9963 palamincopy@gmail.com


122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page