top of page
  • Foto do escritorMeir Fortuna

Faca especial para impressos.



Já parou para pensar em quantos processos são necessários uma gráfica utilizar para adicionar nobreza ao seu impresso?

Afinal os impressos são hoje em dia uma das principais ferramentas que sua empresa pode usar na hora de fidelizar e ou prospectar novos clientes, aumentando a visibilidade dos seus serviços e produtos.

Hoje vamos falar de um dos processos finais do seu impresso e é aí que você pode dar aquele toque diferenciado. O corte. Ele pode ser linear (ou refile), no sentido horizontal, vertical ou inclinado. Ou ainda pode ser através de facas especiais, dando o formato que desejar ao impresso, mas afinal o que são facas especiais?



Facas especiais - são lâminas de metal fixadas sobre uma base geralmente de madeira. Elas são capazes de cortar, fazer meio corte, vincar, picotar e serrilhar. Muito utilizada na confecção de embalagens que necessitam de cortes específicos, além das abas e de todo o fechamento.

Sabe aqueles impressos vazados que achamos o máximo? Pois é, são elas as facas especiais que nos proporcionam esse efeito. A lâmina fixada é pressionada sobre uma resma de papel e realiza o corte desejado de forma simultânea sobre várias unidades.


Para um corte perfeito não se esqueça:  Evite cortes indesejados – Respeite as margens de segurança.  Evite desenhos complexos.  Verifique se a faca está posicionada de forma correta.



A faca especial é uma ferramenta com poucas restrições de uso, como gramatura do papel e tamanho mínimo do desenho de corte. No mais ela pode ser usada de acordo com sua criatividade em:  Pastas  Papéis timbrados  Cartões de visita  Adesivos  Capas  ...


Para desenvolver um projeto com faca especial não se esqueça de:

 Definir o objetivo do seu impresso;  Planejar o conteúdo, o formato e em que lado os textos estarão;  Indicar com clareza o local onde deve ser feito o corte especial;  Revisar cada detalhe , afinal depois de feito o corte não há mais possibilidades de conserto.

Então? Garanto que sua mente já está voando no mundo da imaginação e criando impressos arrojados com essa tecnologia maravilhosa que é a faca especial para impressos.

Bora lá conhecer a Palamin ela é rápida e digital. Seu impresso em um piscar de olhos.


Um beijo e até a próxima.


Redatora: Meir Fortuna

Venha nos conhecer de perto.

PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL Rua Araujo Leite, 27-72 (14) 3202-9962 | 3202-9963 palamincopy@gmail.com




435 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page