• Meir Fortuna

As diferenças entre arquivos Bitmap e Vetor.



Quando se trabalha com gráficos em computador existem duas técnicas diferentes para a criação, armazenamento e processamento das imagens. São os gráficos de bitmap e gráficos vetoriais, conhecidos como vetor e bitmap, ou “imagem vetorial (vetorizada) e “imagem bitmap (rasterizada).

Vamos te ajudar a entender suas diferenças e a forma como são analisados. Vetor e bitmap são os nomes dos dois tipos de imagens utilizadas em computador.


Gráficos de bitmap (raster) – São imagens formadas pixels a pixel. Os pixels são pequenos quadrados de diferentes cores que funcionam como um mosaico formando as imagens. É indicado para representar imagens de alto nível de detalhe, como foto da natureza por exemplo, essas imagens possuem transição de tons de forma sutil e na maioria das vezes são compostas por milhões de cores.

O inconveniente desse gráfico é que não se pode ampliar muito a imagem pois ela vai sofrer distorções consideráveis, perdendo definição e consequentemente a qualidade. Os formatos mais comuns de dados bitmap são PSP, BMP, GIF, JPEG e PNG para uso na NET e TIFF para uso em impressão. Ideais para apresentações fotorrealistas, imagens de efeito degradê, fotos com efeitos especiais etc... é necessário sempre estar atento aos pixels para cada tamanho de imagem.


Quando preparar imagens para impressão de alta qualidade lembre-se:

300DPI para formatos de até A3

150 DPI para formatos até A1

Não há necessidade de fechar arquivos com resolução superior a 300DPI, já que uma resolução maior não melhorará a qualidade de saída do impresso.


Gráficos com Vetor – São formados não com pixels, mas através de cálculos matemáticos executados pelo computador, produzindo linhas, curvas e formas preenchidas. Embora produzidos com cores limitadas podem apresentar gradientes e sombreamentos para produzir os mais sofisticados elementos. Ideais para logos, símbolos, desenhos e artes-finais. É um tipo de imagem versátil, pode ser usada em qualquer tamanho sem perder a qualidade.


Então o que muda de um para o outro se os dois são imagens?

Em síntese é a capacidade ilimitada de ampliação do vetor.


Vetor - Você pode criar uma imagem e amplia-la o quanto quiser que ela não perder a definição continuando com a mesma qualidade, pois ela depende da quantidade de objetos presente nela e não do tamanho da imagem em si.


Bitmap – Você cria uma imagem e à medida que ela for sendo ampliada vai perdendo a qualidade, pois ela depende do tamanho do desenho em si.


Não se esqueça que a Palamin é rápida e digital.

Um abraço e até a próxima.





Redatora: Meir Fortuna



Venha nos conhecer de perto.


PALAMIN - RÁPIDA & DIGITAL

Rua Araujo Leite, 27-72

(14) 3202-9962 | 3202-9963

palamincopy@gmail.com


Fonte:

http://bit.ly/2kHqL0K

http://bit.ly/2lYv5ZB

http://bit.ly/2kk7EJI

624 visualizações